sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O olhar dos alunos

Você já observou crianças pequenas contando? Quando contam uma coleção de objetos, “recitam” números, muitas vezes “saltando” alguns e repetindo outros. Se os objetos estão espalhados, elas costumam contar alguns objetos mais de uma vez e deixar de contar outros. Além disso, não é claro para algumas quando devem parar a contagem. Crianças neste estágio ainda não desenvolveram o conceito de número, mas ele está presente em suas vidas – e isso incentiva suas primeiras tentativas de contagem. As crianças levam para a escola essa “vontade” de contar, que deve ser incentivada e explorada. A seguir, vamos relatar alguns casos que exemplificam diferentes etapas da construção do conceito de números pelas crianças.

Episódio 1
A professora deu um montinho de 6 fichas para Alice e um de 7 fichas para Daniel. A professora pergunta quem ganhou mais fichas. Alice e Daniel organizam suas fichas lado a lado, como você pode ver na ilustração, e respondem:

· Alice: “O Dani.”
· Daniel: “Eu! ... Tenho 7 e Alice só tem 6.”
Quando questionados sobre quantas fichas Daniel tem a mais do que Alice, eles respondem:
· Alice: “Sete” (apontando para a ficha não emparelhada)
· Daniel: “Uma” (apontando para a mesma ficha)

Tarefa 3
Vamos analisar o trabalho de Alice. O que ela acerta? Por que ela erra?

Episódio 2
Juliana tenta escrever vinte e um, número ditado por sua professora. Veja o resultado e os comentários feitos por ela:

201 > 2 o dois é usado no vinte porque depois de um vem dois. O 17, 16 e 19 são com um, então o vinte é com dois”
Observe que Juliana escreve errado o número 21, mas justifica, por comparação com outros números, o uso do algarismo dois para escrever o vinte.

Vamos analisar o trabalho de Juliana. O que ela acerta? Por que ela erra?

Tarefa 4
Vamos analisar o trabalho de Juliana. O que ela acerta? Por que ela erra?

Episódio 3
Mariana tentou escrever o ano de nascimento de sua mãe: 1972. Veja o resultado, e os comentários dela:

1000090072
1000 > mil “O zero – ele que dá o mil. O um – se ele não for companheiro do zero, não fica mil – fica um”

Tarefa 5
Vamos analisar o trabalho de Mariana. O que ela acerta? Por que ela erra?

Texto extraído na íntegra do Fascículo 1 do Proletramento de Matemática

A reflexão de vocês é em cima das respostas dos alunos

2 comentários:

Maria Alice disse...

TAREFA 3-
Alice foi capaz de indicar a quantidade maior, mas não soube explicar quantas fichas a mais.

TAREFA 4 E 5 -
Nos casos Juliana e Mariana, não acho que elas erraram. Elas produziram a escrita matemática, recorreram a justaposição ( um número ao lado do outro), que elas já conheciam, escreveram de acordo com a fala.


Maria Alice

Silvia disse...

Alice não conserva quantidade, não tem ralação de conservação de número.