sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Reflexão

Como professora de 3ª série, vejo com quantas dificuldades os alunos chegam nessa série, pelo fato de desconhecerem algo tão simples quanto "Sistema Decimal e Posicional", conceituar é fácil, porém na prática a realidade é outra.
Pergunte para vários professores e verifique se realmente todos conseguem conceituar. Já recebi inclusive apostilas, que constam termos como "emprestar" e é esse o ponto que eu quero chegar, eliminar aos poucos essa maneira de ensinar de forma errada, fazendo com que o aluno realmente compreenda o SND.
Tive esse ano que desconstruir e construir o conceito de forma correta, tinha alunos que representavam os números da seguinte maneira:

125 = 100205= cento e vinte e cinco
1025= 1.25= mil e vinte e cinco
39 = 309= trinta e nove

Vejam que eu falo de uma classe de 3ª série!!!!
Quando perguntava para os alunos quantas unidades há no número 35? A resposta era 5 - Qual a razão disso? Sem compreensão do sistema posicional e decimal e compreensão incorreta do Quadro Valor Lugar

O nosso sistema se chama decimal e posicional justamente porque agrupamos de 10 em 10 e posicional porque dependendo do lugar que o algarismo estiver ocupando ele terá um determinado valor (lembrando que só temos esses algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9).

No caso 184 e 814: 184 é diferente de 814 porque

184 - O algarismo 1 representa 100 unidades agrupadas, ou, 10 dezenas agrupadas ou 1 centena agrupada

814 - O algarismo 8 representa 800 unidades agrupadas ou 80 dezenas agrupadas ou 8 centenas agrupadas

Como eu já relatei, todos os meus alunos esse ano, quando lhes fiz a pergunta quantas unidades temos no número 814, responderam com a maior segurança "4" (imagine desconstruir tudo isso!!!)

Essa é a base principal e muitos alunos por não terem essa base chegam nas séries subsequentes apresentando grandes dificuldades

Links de Modelos de atividades para Compreensão do Sistema Decimal
http://www.4shared.com/account/home.jsp;jsessionid=09C32C7AEA3E721A25F05593A5045E52?rand=0.05840434260607774

2 comentários:

Anônimo disse...

Terça-feira durante o HTPC estávamos falando da dificuldade que as crianças têm de entender certos conceitos como por exemplo "a mais que" "a menos que".
No meu entender Alice acerta quem tem menos devido a pouca quantidade de elementos. Faz isso visualmente até.
Juliana acerta o valor real, mas não compreende o valor posicional.
Mariana não conhece o valor posicional.

professora Ivani disse...

Alice acertou ao fazer uma abstração impírica, isto é, do que ela vê,detendo-se na quantidade total.
Mas errou ao não conseguir perceber que sua quantidades está incluída na quantidade do Daniel que é maior.
Bem, pensando que o erro é construtivo ( no meu caso) estou desmontando alguns conceitos e ainda não estou segura dos que são corretos, diante disso, não sei se pensei besteira. Bjs
quanto à Juliana e Mariana, concordo com a Sonia